O que é o Canal de Ética da Aena Brasil?

O Canal de Ética da Aena Brasil é um meio seguro, confidencial e acessível para colaboradores, terceiros, parceiros e demais partes interessadas reportarem condutas que violem o Código de Conduta, a legislação vigente, as políticas internas da companhia ou que estejam em desacordo com os princípios éticos da organização.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada, com a garantia de confidencialidade, não retaliação e tratamento profissional conforme o Procedimento de Gestão do Canal de Ética da empresa.

As informações serão recebidas por uma empresa independente e especializada no recebimento e tratamento de questões éticas, assegurando ainda mais o sigilo absoluto e não retaliação ao denunciante.

Para melhor entendimento da situação, solicitamos que forneça o máximo de detalhes e informações que julgar importante, como por exemplo: Datas aproximadas, Locais, Nomes e Valores envolvidos. A riqueza de informações permite uma apuração rápida e efetiva.

Você também tem a opção registrar o seu relato em nosso Canal de Ética, por meio do telefone: 0800 79 99 952.


O que NÃO deve ser reportado?

Para garantir a eficácia do Canal, algumas situações não configuram denúncias de ética e devem ser direcionadas a outros canais apropriados, como por exemplo:

  • Dúvidas sobre folha de pagamento, benefícios e correlatos – procure RH
  • Reclamações pessoais sem relação com conduta ética – procure RH ou gestor
  • Sugestões de melhorias em processos ou rotinas operacionais – procure gestor e/ou área de qualidade
  • Questões técnicas sobre sistemas ou ferramentas – procure área de TIC


    O que DEVE ser reportado?

  • Corrupção, fraude, suborno ou desvio de recursos;
  • Assédio moral ou sexual;
  • Discriminação ou violação de direitos humanos;
  • Conflito de interesses não declarado;
  • Violação de normas internas ou leis aplicáveis;
  • Uso indevido de recursos ou informações da companhia;
  • Irregularidades em contratos, compras ou licitações.

    Procure descrever os fatos com detalhes para que possam ser apurados. Traga documentos e testemunhas que comprovem a informação pois só assim o Comitê de Compliance poderá tomar decisões justas e acertadas.


    Compromisso com Integridade – Palavra do Presidente

    "Na Aena Brasil, integridade não é apenas um valor – é a base sobre a qual construímos relações de confiança com nossos colaboradores, parceiros e a sociedade.

    Nosso Canal de Ética é uma ferramenta essencial para reforçar essa cultura, permitindo que todos possam atuar como guardiões da ética organizacional.

    Reafirmamos nosso compromisso com o tratamento responsável, confidencial e isento de retaliações às manifestações recebidas. Encorajamos o denunciante de boa-fé a usar esse canal sempre que identificar algo que possa comprometer nossos princípios.

    Contamos com você para manter a Aena como referência em integridade, respeito e transparência.

    Fernando Santiago Yus Saenz de Cenzano
    Diretor Presidente – Aena Brasil”

  • Aviso de Privacidade

    A GRC Solutions na condição de responsável pelo tratamento dos relatos se compromete com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais n° 13.709/2018 a "LGPD". Por meio de medidas técnicas e organizacionais a GRC assegura que as informações aqui obtidas após o devido consentimento do manifestante serão tratadas de forma adequada, resguardando o princípio de boa-fé e os demais previstos no artigo 6° da LGPD.

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